-->

O Brasil ainda não entendeu a Internet

Segundo Ricardo Setti ( Coluna do Ricardo Setti ), um Juiz de Direito no Rio de Janeiro decidiu ainda em primeira instância, que qualquer um  que seja ofendido em um blog ou site, mesmo em comentários, tem o direito de saber a identidade de seu ofensor.

 

Se a moda pega, e pode pegar, os sites serão obrigados a identificar todos que venham postar alguma coisa no website ou blog, mas como ??? qualquer um pode criar contas anônimas, até utilizando CPF dos muitos que achamos jogados na internet em divulgação de concursos, etc .

Neste caso, todo site que é acessado sabe o IP que está acessando seu conteúdo, mas não sabe o dono do IP (número que identifica quem acessa), você mesmo que está acessando este blog tem um número IP, que é dado por seu provedor de acesso, aquele que você paga mensalmente.

Pois este provedor pode fornecer seus dados porque ele tem seus dados e os IPs que você utilizou.

 

Existe aquela lenda de “chipar” cada cidadão do mundo, para que uma central saiba o que cada cidadão está fazendo, é ficção científica, coloca um chip no corpo de uma pessoa é algo alarmante, mas ser vigiado por uma central para saber o que estamos acessando a todo momento é quase a mesma coisa, um absurdo ! Ser criticado negativamente em um comentário é ruim, mas da mesma forma, uma fofoqueira de bairro não faz a mesma coisa ? e ninguém parece que tem se importado tanto com isto na história da humanidade.

 

A famosa Liberdade, que gerou a Revolução Francesa do século 18 parece que está se perdendo na Internet, a coisa não é tão inocente assim ! se nossos dados forem acessados facilmente, os danos serão piores, os danos sempre são terríveis quando perdemos a nossa LIBERDADE.

Se pensarmos profundamente, alguém poderia falsificar uma navegação e nos acusar de produzir um conteúdo que não escrevemos, não é coisa boa perder a liberdade na Internet, é um retrocesso.

 

É lógico que a Justiça segue seu curso normal, a Internet é nova, as pessoas tem dificuldade de compreender este mundo novo, e aberrações como estas podem acontecer. Não será estranho,  se os websites ou blogs obrigarem todos a se identificarem com documentos antes de qualquer postagem, se deixar … a internet acaba nas mãos das organizações que cobram muito caro por serviços e não estão acostumadas a fornecerem NENHUM serviço gratuito, coisa que ocorre muito na Internet, que tem sempre uma opção gratuita para software.

 

 

:: Mais ::

 

 

 

Deixe uma resposta