-->

Windows 8 : MS inovando ?

 

 

 

Em um estilo que lembra os bons tempos de Steve Jobs na Apple, adiantando uma tendência e adivinhando o que os usuáriios desejam … a microsoft ousou ousar, seu Windows 8 inova na arquitetura gráfica; a microsoft tem seguido os passos da arte ousada da Apple e até agilidades vindos do Linux (gnu, kde), ela sempre se inspirou nos outros, e ela (a microsoft) nunca ousou dar um passo “fora da caixa” do trivial.

 

O Windows 8 é bem diferente ! Sumiu o famoso botão INICIAR, sumiu as barras, sumiu tudo ! é um mundo novo, ousado ! parece que a Microsoft tem mudando depois de Bill Gates ter abandonado a empresa para se dedicar a benéfica na África.

 

O novo sistema esta tentando adivinhar o que os usuários desejam, e o que torna a utilização mais ágil e confortável, resta saber se agora … a Apple, Linux, etc vai seguir este novo padrão gráfico, seria interessante se ocorresse …e afinal, se o novo visual do Windows 8 for um sucesso, todo mundo vai copiar ou fazer algo similar, obvio.

 

Os velhos problemas continuam …


Enquanto a Microsoft se preocupa em “dar um tapa” considerável na forma como as pessoas utilizamo Windows, os velhos problemas continuam … Instabilidade, vulnerabilidade, falta de um teste afinado e detalhado ainda é o pecado do Windows, que vai continuar perdendo um pouco de mercado para Apple , justamente devido a sua performance pouco estável.

 

De fato, o Kernel não mudou, aquele trauma que todo mundo viveu quando o Windows Vista surgiu, com um Kernel novo, novas APIs, não vai se repetir com o Windows 8, que conserva o mesmo kernel  e só altera mesmo os recursos gráficos.

 

BOOT, o drama da Inicialização do Sistema

 

A Microsoft prometeu que vai acabar com aquele antigo e sistema de Boot, criado no inicio dos anos 80 pela IBM (para seu IBM-PC e depois copiado pelos clones), este sistema tem persistido através dos tempos (30 anos !), ele existia no tempo do D.O.S., acompanhou o sistemas todos que se seguiram para arquitetura PC, pode se ter o Linux e o Windows no mesmo PC, graças ao recurso do BOOTSTRAP, alojado no primeiro setor do Disco Rígido, ele é responsável pro chamar o Sistema Operacional instalado, e se houver 2 sistema, ele pergunta qual deles o usuários que chamar afinal.

 

Este setor de BOOT foi o preferido dos primeiros vírus, os famosos VÍRUS DE BOOT, mas … a Microsoft não quer mais isto, ela deseja que o computador chame diretamente seu Windows 8, sem passar por este intermediário, o que vai prender o computador ao sistema Windows … uma das desculpas é a segurança, e o possível retorno do vírus de boot, mas vai ser bom para fortalecer seu posicionamento soberano como sistema preferido, e dar um chute mais forte em seus concorrentes que não poderão ser instalados em máquinas PC.

 

Uma pulga atras da orelha para para quem vende PCs baratos com Linux, sabendo que depois o usuário vai poder formata-lo e instalar um Windows Ilegal (pirata), quando o PC novo não é comprado com o Windows ele fica mais barato, quando isto ocorre, a tendencia é o usuário cair na ilegalidade e pedir para um “sobrinho gênio” instalar um Windows Pirata; com esta mudança, nenhum PC que pretenda ter um Windows no futuro, não pode ser comprado com Linux por exemplo.

 

Como neste mundo maluco da tecnologia, quase nada é impossível, os hackers estão animados para vencer mais esta batalha contra a obrigatoriedade de fazer um Hardware que só “roda” windows, e quem sabe, bolar alguma coisa para instalar outros sistemas.

 

 

 

 

Deixe um comentário