-->

eMail vai mudar, Porta 25 será substituída pela porta 587

Muita gente não vai entender esta mudança, ou ver motivo que a justifique, principalmente quem começou a utilizar a internet após o ano 2.000 principalmente, antes disto o eMail era escrito em um programa no próprio PC e não através de uma página, como é hoje em 99% dos casos.

 

E este é todo problema do SPAM (propaganda espalhada para milhares de email) e também é um processo utilizado pelo Vírus, que elabora um texto com uma cópia de si e envia para outro email e ainda utilizando um email aleatório, tudo isto vai acabar com esta mudança, toda vez que um email for enviado, o usuário necessitará fazer uma autenticação (digitar seu login e senha) para enviar … para enviar isto normalmente não é necessário no processo PC -> Destino, e só ocorre quando o email é digitado na página já que precisamos digitar login e senha para entrar no email e depois enviar algo.

 

Tecnicamente, o computador trabalha com portas, são portas lógicas que são abertas para comunicação com diversos segmentos da internet, a porta 80 é responsável por páginas, a porta 25 é (ops ! era) utilizada para enviar email, a porta 110 é utilizada para receber email, bem .. o problema é bem na porta 25, é possível enviar email sem digitar login e senha (na verdade há como autenticar, mas não é usual), agora … a porta 25 será substituído pela porta 587, que exige autenticação até para enviar email pelo próprio PC, ou seja, não será possível mais que um vírus envie um email utilizando o email alheio, porque este email vai necessitar senha (que o vírus não vai ter).

 

No caso do SPAM, vai ser mais fácil detectar um usuário enviando um pacote de email, e poderá barrar este processamento.

 

Muita gente pode alegar que a porta 25 também tem autenticação opcional, tá ! mas na maioria das vezes a autenticação não é exigida, enquanto na porta 587 é sempre exigida. Quando um virus ou spammer envia email sem autenticação, o servidor que o recebe, se exigir autenticação e vai negar, MAS o email já foi recebido, e a demanda foi feita, o provedor pagou para receber aquele email, porque se paga por dados recebidos (ok ?) então mesmo negando, há um prejuízo.

 

Na porta 587 não tem jeito, precisa autenticar sempre, portanto este método não autenticado não será tentado.

 

Para quem utiliza email por página (hotmail.com.br, yahoo.com.br, gmail.com, etc ), não vai MUDAR NADA ! mas para quem ultilzia Outlook Express por exemplo, algo vai precisar ser configurado.

 

Enfim … é a Internet tentando se ajustar a novos tempos, e tentar virar algo mais sociável e confortável.

 

 

:: Mais ::

 

 

Deixe uma resposta