-->

Aplicativos Ditadores

 

DECIFRA-ME,OU DEVORO SEU TEMPO ÚTIL.

 

A maioria, digamos, maioria mesmo dos aplicativos do computador, ainda num sistema simples como Windows, 95% deles pensam que o mundo é deles ! e nós usuários somos apenas ser seus súditos ! como o imperador da china que era auxiliado desde a hora que abria os olhos até dormir; estranho que mesmo mais de 30 anos depois que o PC doméstico se popularizou ainda soframos deste mal, que é de programas pouco intuitivos no PC, aqueles programas que não dizem onde você precisa clicar para fazer algo extremamento óbvio !

 

Qualquer aplicativo, mesmo os mais simples, pensam mesmo que são os donos do universo ! eles exigem uma quantidade absurda de tempo para serem entendidos, e para ser utilizados, as vezes perdemos minutos apenas para achar uma opção somente, e quando encontramos, ela está escondida atras de outras que não tinham muito a ver com ela.

 

CONTROLE REMOTO

 

Estes dias eu estive vendo o controle remoto de um DVD, eu contei, e ali tinha uns 20 botões ! com o passar dos anos, pode se notar que os botoes mais utilizados vai ter seus números apagados,e enquanto outros raramente ou NUNCA serão usados, e estes que nunca serão usados são praticamente 80% dos botões, então a pergunta que nunca quer calar: POR QUE ESTES MALDITOS BOTÕES ESTÃO ALÍ ? SÓ PARA CONFUNDIR NOSSA CABEÇA ? e perder o tempo precioso que temos em nosso lar e normalmente  com a família ? quem nunca viu alguém olhando para o controle remoto e tentando adivinhar como passar da tv para o DVD ? então o controle passa de mão em mão e ninguém sabe, até passar na mão do “sobrinho gênio” que sabe tudo de informática, que enfim informa o “segredo sagrado” da passagem TV/DVD, que é pressionar Opções e Escolher Formato , mas … em um controle com mil opções, clicar opções não é algo racional nem intuitivo, e o sobrinho gênio só descobriu isto porque ficou um tempão brincando com o controle durante o dia … absurdo !

 

 

 

O lindo formato do TV, do controle e toda arte muito linda evita que cheguemos a conclusão obvia da forma como as coisas nos são dadas hoje, e a verdade (parafraseando Caetano Veloso !) É UMA BURRICE ! COMO VOCÊS SÂO BURROS ! e todos tem medo de afirmar o óbvio, burrice ! por que não colocar os botões óbvios em destaque ? ligar, desligar, tv, dvd … tão simples ! quem é que faz estes planejamentos ?

 

 

DESIGNERS ! QUEM NOS SALVARA DELES ?

 

Nossos amigos designers, este pessoal que faz arte bonitinha, e que normalmente também sabe se vestir muito bem … ok ! muita gente inveja o bom gosto deles, até eu que não sei nada de bom gosto ! não vou lançar um raio de ódio contra eles, porque são eles que faz nosso mundo estético e bonito, mas … por favor, não deixem tudo nas mãos deles ! alguém precisa dizer “- ISTO ESTA LINDO, MAS O USUÁRIO NÃO VAI ENTENDER”, penso eu que todos projetos depois de prontos somem das mãos do pessoal técnico e acaba no penúltimo processo que é de dar uma cara linda ao projeto e depois passar a vendas e os lucros necessários da empresa … parece que ninguém para para examinar se a arte é funcional, quando alguém faz uma máquina ou um programa tem os famosos testes funcionais, testes de segurança, teste de humanidade, etc .. mas ninguém parece testar se a arte é fácil de ser entendida pelo usuário … até em empresas muito grandes .

 

 

Eu tive um dos primeiros smartphone, paguei absurdos 2 mil por ele, na época inocentemente achei que substituiria quase o computador quando estivesse na rua, ledo engano … dinheiro jogado fora ! se tivesse comprado um telefone simples de 100 reais teria ficado muito mais feliz com certeza, o primeiro problema dele é que não era anatêmico, tinha todo pacote do office dentro dele, rastreador, google maps, etc … mas não era anatômico, toda vez que tocava eu precisava de pelo menos uns 20 segundos para atender, e algumas vezes até derrubava no chão tentando acelerar o atendimento … até que caiu minha fica “isto não é coisa de gente usar !”, embora fosse até touch screen era ruim demais de usar, achei que era a marca, mas já ouvi a mesma reclamação de outra marca.

 

Todo smartphone é lindo na vitrine ! passa a impressão que se comprar elevaremos nosso nível de felicidade, e até conseguiremos ganhar mais no fim do mês, etc.. tudo ilusão, e talvez seja este o objetivo desta gente, empurrar ele para você e depois .. ora, depois que se dane, o dinheiro ja foi contabilizado.

 

 

Sem querer puxa o saco da Apple (e já puxando), Steve Jobs foi sim um marco fora da cuva ! um sopro de ar fresco no mundo frio e pouco humano dos criadores de tecnologia, alguém cujo trabalho deveria ser estudado com carinho ! Ele insistiu na tecnologia touchScreen, enquanto empresas como a Nokia insistia no contrário ! lógico, é mais barato fabricar sem touchScreen , Jobs implementou coisas intuitivas nos aparelhos, o que é fundamental para o usuário ? coisas que os engenheiros não se preocupavam … quem não se lembra do computador Newton fabricado na apple sem a presença de Jobs ? foi um fracasso ! feito por engenheiros e designers, mas talvez sem se preocupar mesmo e de verdade com o usuário , falta “amor” ? palavra abstrata … pouco utilizado no ambiente corporativo, por outro lado, é estranho que as pessoas deixem as máquinas dominarem o mundo delas, e não o contrário, os humanos que deveriam impor seu modo de vida as máquinas …. não há muita solução a curto prazo, já que este fenômeno ocorre tanto nos sistemas socialistas como nos capitalistas, e como resolver ? como melhorar os produtos que colocamos para população ?

 

 

PROGRAMAS EXPRESSIONISTAS

 

Sabe aquela arte abstrata ? que não são paisagem, não é gente, não é nada ! é só tinta no quadro e as vezes vale milhões ! que é aquilo ? muito pintor virou gênio fazendo arte assim, mas isto não nos interessa ! o ponto é o seguinte, os programas de computador não são arte expressionistas ! são produtos que adquirimos para executar uma funcção, e queremos que as opções estejam CLARAS em nossa frente, porque ora bolas, queriamos adquirir um programa para gravar DVD se o botão de gravação esta escondido, e precisamos perder 30 minutos tentando achar o maldito botão ?

 

A maioria dos programas são assim, então há algum problema como as coisas são feitas, é fato que a tecnologia cresce de forma exponencial, as coisas não acontecem mais em 10 anos, elas acontecem em 1 semana,  e talvez o mercado sempre esqueça de algo visando os lucros (sempre ele).

 

De qualquer forma, talvez exista uma lacuna para ser explorada, e Steve Jobs explorou bem quando colocou no mercado produtos que não foram exatamente invenções mas produtos que poderiam sempre ter sido feito antes, mas não foram porque ninguém pensou que eram necessários daquela forma.

 

Com certeza, que conseguir humanizar as coisas, tornar seu uso mais rápido, sem um “mini curso” para usar, vai entrar em um mundo mais fecundo e lucrativo.

 

 

 

 

 

 

Um dos programas mais interessantes, o WinIso tem um bom designer, mas não informa logo de cara como montar um sistema para gravar um DVD, mesmo para quem já tem experiência em informática, ele já é um pouco chato para entender, quem é um simples usuário, já era ! vai ter que chamar o “sobrinho gênio”.

No caso do WinIso é necessário alterar o formato a esquerda do DVD, que é o padrão ISO para DVD, logo a direita adicionar os arquivos .VOB que é o formato para DVD,  eu sempre pensei ( e até agora acho ) que estes arquivos .VOB precisam ser criados por fora dele, por um conversar .AVI para .VOB por exemplo, outra vez pergunta, um usuário comum saberia tanto disto ? vamos concordar, isto tudo e extremamente técnico.

Até alguém ajudar, o usuário vai fiar criando formatos que o DVD da sala não vai ler de jeito nenhum !

 

 

ELES OU NÒS !

 

A Impessoalidade sempre passou um valor de “coisa séria”, “coisa de valor”, como se os valores humanos tivessem pouca importância, vemos isto em atendente de telemarketing forçando o gerúndio em seus eternos “estarei passando”, “estarei comunicando” … este pessoal não usa isto no cotidiano, no dia a dia, com amigos, namorados, maridos e esposas, filhos … uma mãe não diz “estarei fazendo seu lanche”, e porque isto ? toda vez que um policial é entrevistado já assume a posição formal tentando achar as melhores palavras, como se o telespectador não fosse gente, e daí surge palavras como “estarei conduzindo o elemento na viatura até o prédio para averiguação”, ou outras palavras não cotidianas … de onde veio isto ? por que somos assim ? porque negamos nossa origem humana ? porque insistimos em não admitir que o usuário é humano, por que as empresas escondem o fundamental em seus produtos como se fosse feio ser simples.

 

Um exemplo é o Google Chrome, devemos ao google a excelente idéia de enxugar as coisas, e colocar o essencial sem poluição visual, mas no google chrome fizeram algo muito sinsitro, colocaram funcionalidades fundamentais escondidas, talvez um dia acordem para este absurdo ! um deles são as janelas Pop-Up, alguns bancos usam isto e muito usuário leigo tem ficado louco tentando habilitar, já que são fundamentais.

 

 

No google Chrome, é necessario clicar em um ícone a direita ( 3 traços horizontais ), o suplício não acabai aí, depois de perder minutos tentando achar onde habilitar janelas pop-pup, NADA ! nada, não há nada nesta janela de configuração, mas vemos outras opções poucos usadas que estão ali disponíveis, por que ?

A saga da habilitação das janelas popup requer mais… precisa entrar em “modo avançado” depois clicar em “privacidade” então descolar para baixo a nova janela que vai aparecer, e FINALMENTE ! aí esta ! escondido …. isto é absurdo ! por que é uma configuração extremamente básica e aparee mais escondido que outras configurações mais fáceis …  Mas mesmo assim, se depois de um ano precisarmos configurar novamente, novo suplício, porque ninguém vai decorar isto, afinal o gogle chrome É MAIS UM PROGRAMA que usamos no PC e não o único (embora ele se considere mais fundamental que todos os outros).

 

 

Web-Sites, reis do NoSense

 

Os WebSites conseguem ainda ser mais cruéis ! é impressionante como uma bela arte não consegue ser tão boa quanto sua funcionalidade, é para observar, porque se for usar … aí o bicho pega ! a reação é a mesma, colocar o cotovelo na mesa , a mão no queixo e prestar atenção onde ir para baixar aquele arquivo, ou entrar naquele cadastro.

 

Um dos sies que mais me irritava na época da finada SUN (www.sun.com), porque o download era muito maluco ! havia várias paginas de download, o conteúdo estava la … mas quando se divitava o arquivo no Search (procura), ele levava para paginas que não tinha nada com o que queriamos, então uma das técnicas é usar o google, que ause sempre funciona.

 

Ainda hoje, encontramos sites que se propõe por exemplo a fornecer um produto por Download, e quando entramos nele, achamos tudo, menos o link para baixar o tal produto, e o link nao fica escondido devido a insanidade do designer, mas porque alguém esqueceu, que o usuário final não acompanhou o projeto do site, e não sabe o caminho “paga chegar” lá … e daí vem a via-crusis de procura e tentativa até achar. Muitas vezes ele é encontra atras de muitas opções, outras vez o link aparece depois de um registro (que não é mencionado claramente no site, sua necessidade).

 

Deixe uma resposta