-->

Melhor antivirus gratis 2014

É sempre bom dar uma olhadinha na data em que alguém fala de “melhor antivirus“, isto muda com os anos, e muito …. o que se falou em 2010 vale muito pouco para os dias de hoje; primeiramente todos querem tudo gratis, lógico … por que torrar seus recursos com produto pago,  se pode algo de graça pode ser encontrado não é mesmo ?

 

Na verdade, é possível encontrar AntiVirus Gratuitos sem pagar, e de qualidade … a Internet nos trouxe este recurso de adquirir sem pagar nada, com opção se interessar por algo da empresa no futuro, e esta esperança mantém muita coisa Grátis.

 

psafe

 

Um deles é o PSafe da empresa Carioca “Grupo Xango“, ele é gratuito , e oferece outros produtos, que é oferecido depois de baixar o antivirus; já o AVG, Kasperksy e outros também trabalham nesta linha, porém com produtos que tem um limite de 30 dias de Uso.

No momento (e digo… em 2014) o AntiVirus Gratis mais usado no Brasil é mesmo o Avast, porém temos visto que ele não tem uma performance tão robusta que justifique isto ! então o Avast talvez seja o mais usado porque é o mais prático, e aparentemente mais leve no PC.

Alias, este papo “AntiVirus Leve” pode significar produto fraco e sem recursos, então é sempre bom ficar de olho aberto quando alguém fala “ele é mais leve que o concorrente ….”.

 

100eficiente

 

Então qual é o segredo ? o segredo é ficar ligado em qual é o tipo de Vírus esta atuando em sua região … e através disto escolher então o mais eficiente para esta região .. o Brasil é forte em Trojans Bancarios, Trojans de Facebook que instalam no Plugin … não vai adiantar muito pegar um antivirus que “pega 1 milhão de virus” e quando aparecer um vírus no Facebook, ele simplesmente falha; ora … o grande motivo pelo qual os AntiVirus deixam o PC lento é com filtros como FireWall … invasão de hackers, etc…

 

Uma solução regioanl é o AntiVirus Online eVirus (http://www.evirus.com.br), que usa um sistema heurístico para encontrar vírus do momento , e retira de sua heurística vírus que desapareceram.

 

 

pira-mediaEfeito Placebo

É  que se tem visto na verdade, o efeito placebo que satisfaz o usuário ! As vezes o fato de ter um antivirus no PC , confere uma sensação de segurança, então o usuário vai baixando tudo que tem pela frente , segurissimo que o AntiVirus “vai cuidar bem dele e do PC”.

 

De fato isto não ajuda muito … na verdade nenhum AntiVirus é 100% eficiente, da mesma forma que nenhum médico é infalível ! temos que viver com esta realidade.   O Baixaki, o principal site Brasileiro de programas para Download, exibe uma lista interessante desde o início de 2014.

lista-baixaki

 A lista do Baixaki desde o início do Ano tem sido Assim, o Avast tem ficado em segundo lugar, primeiro lugar … ou seja, ele tem ficado no top dos produtos mais baixados.

 

Nada garante que ele ( o AntiVirus Avast ) vai continuar na lista, mas com certeza outro produto vai ocupar esta posição, nem tão cedo um antivirus deixará de ficar no top da lista dos programas Brasileiros mais baixados, é preocupante ? sim … os bancos tem em média por ano mais de 1 Bilhão de reais em prejuízo, já que eles são obrigados a cobrir a conta do correntista, mesmo que o correntista tenha sido responsável por um hacker invadir seu PC e roubar seu dinheiro através da senha do Internet Banking.

 

Nos últimos anos, especificamente entre 2004 e 20012, o número de AntiVírus diminuiu sensivelmente , o número de ameaças ainda é grande, mas sob controle !

 

Podemos notar que o tema desapareceu um pouco dos Jornais e da TV,  quem não se lembra como era recorrente o estrago de um vírus que paralisava empresas no mundo todo… como foi o “Love Letter”, escrito em Script Visual Basic para Microsoft Office. Seu autor foi encontrado na Ásia, isto ocorreu em 1999.

 

O melhor Antivirus em Português

Antes de tudo, temos que entender que o melhor Antivirus nos Estados Unidos não é o melhor no Brasil ! isto ocorre porque em diferentes regiões, há diferentes tipos de MalWare também … Levando em consideração a eficiência de detecção ( todos são fracos mesmo ), o Avast é o mais vantajoso, realmente hoje ele é o melhor antivirus gratis 2014, embora esteja longe de ser 100% eficiente ou chegar perto disto, mas os outros são ainda mais problemáticos.   Não ! o Avast não vai deixar o PC Seguro ! a mellhor segurança ainda é prevenção … algumas regras básicas precisam sempre ser seguidas.

 

Instalar um AntiVirus no seu PC

Nunca clicar em Links duvidosos

Não usar senhas em PC suspeitos

Atualize seu Software Regularmente

 

 

 


Veja mais sobre este assunto nas páginas abaixo: