-->

Virus Governamental

Já se foram os tempos em que adolescentes com espinhas e uma boa dose de hormônios hackeavam tudo que podiam !  lá pelos seus 15 ou 16 anos, se trancavam no seu quarto para inventar um “vírus matador” e invadir a Nasa … definitivamente este tempo acabou …

Nos anos 80 e 90 a Informática por incrível que pareça era coisa de “Guerra nas Estrelas”, e qualquer criança que soubese alguma coisa já era um “sobrinho gênio” ou futuro Bill Gates.

Hoje em dia, fazer vírus não é coisa de gênio, é crime ! e  muita gente já foi presa por isto, até no Brasil onde todas leis são atrasadas, já tem lei para isto … invadir o PC alheio pode render Cana ! isto mesmo … depois de tanta gente grauda, e até atrizes da Rede Globo .. parece que este tipo de lei sai rapidinho …

 

Vírus é coisa de Governo

Vírus de verdade é coisa de governo ! mesmo estas invasões que ocorreram no Brasil, não era fruto de um trabalho sofisticado, mas explorava falhas bobas que usuários comuns deixam passar …

Ano passado , foi encontrado um vírus na BelgaCom, uma feira que telecomunicações na Bélgica, o chamado Regin (Regin.A e Regin.B) ele explora uma vulnerabilidade do sistema para invadir.

 

Zero-Day e Exploit

Os hackers que invadiram o PC de Carolina Dieckmann jamais teriam algum sucesso tentando invadir um PC bem protegido ! na verdade, os chamados hackers de hoje, exploram o descuido natural do usuário e invadem o PC, invadir um PC bem protegido, ou razoavelmente protegido, exige mais ! As empresas de segurança, sobretudo de Anti-Virus, incluindo a Kasperksy que já inventou tudo que é possivel, tanto que muita gente não usa o Anti-Vírus por excesso de avisos de alertas …

Por isto, invadir um PC exige mais que algumas horas no quarto fazendo coisinhas simples, hoje um hacker precisa ter muito conhecimento,e conhecimento profundo de sistema.

Os 2 objetivos dos hackers de hoje são:

  • Zero-Day Falha
  • Exploit

 

A falha Zero-Day, ou seja, aquela falha que ninguém descobriu ainda, e portanto só o hacker sabe, é como uma porta aberta sem que ninguém saiba, após descobrir, basta usar o recurso Exploit para tomar conta do sistema … é óbvio que isto e´difícil de achar, mas também é um tipo de informação que pode ser comprada no mercado negro dos hackers, sobre tudo na DeepWeb.

Está claro que este tipo de coisa é trabalhoso , e caro … por isto é um artifício usado por governo para espionar governos, Vírus Governamental é algo bem complexo e caro par ao usuário comum … mas muito simples para um governo, ou grupo comercial.

 

 

 

Deixe uma resposta