-->

SPAM, O Inimigo agora é outro

spam, novo inimigo

Já faz tempo que Vírus de computador não oferece perigo aos usuários, o vírus hoje é bem complexo e caro para desenvolver, devido a segurança dos sitemas peracionais, chaves, certificados que são exigidos em toda parte do ssitema,  por isto a maioria dos víru são bancados por governos que querem investigar outros governos, baseados em falhas “zero day”, que são falhas do sistemas que permite a invasão por vírus, e saber destas falhas é caro, não só encontrar falhas no sistemas Windows, Linux, MacOs, mas também comprar o conhecimento no mercado negro também é caro, enfim …não é mais coisa de adolecente gênio …

 

spam, novo inimigo

 

O Inimigo é o SPAM

O problema gerado por vírus de computador sempre foi perda de tempo, informação, roubo de dados … muita gente pensa que vivemos em um mundo melhor hoje, muito mais longe dos vírus… não mesmo ! “o inimigo agora é outro“, é só dar uma olhada em sua caixa de email, seja ela HotMail, Live, google, bol.uol, yahoo,etc . Se você usa seu email com frequência, vai perceber que 95% das mensagens não são pedidas, nem de amigos, mas chega ali na sua caixa de etnrada de alguma forma ! seja de spammers, empresas que espalham propagandas, ou algum hacker tentando instalar um programa no seu PC para capturar senhas bancárias … sim ! existe filtros, mas eles não são 100%, mesmo porque, se ficarem muito fortes, acabarão filtrando até menasgens que queremos

 

O HOTMAIL da LIVE Microsoft

O Sistema de email grátis da Microsoft (Hotmail, live) resolveu agir de forma diferente, eles bloqueiam muito, usam a técnica “todo mundo é inimigo até que se prove o contrário“,  até abril de 2016, praticamente não recebe (nem avisa que não recebeu) email vindo de servidores como BOL.com.br ou outros dominos de empresas qualquer, ou seja, se você tem email no HOTMAI ou LIVE, e alguma empresa do tipo [email protected] enviar email a você, não será recebido, a não ser que seja uma empresa muito grande como ibm.com.br, ele simplesmente descarta ! você precsia avisar o sistema hotmail que o email não é nocivo, caso contrário seu amigo vai te enviar e você jamais receberá, eu acho uma coisa muito boba ! mesmo porque, o sistema hotmail e live.com ainda continuam a receber mensagens de spammers ou hackers, então não adianta nada este transtorno todo.

 

PREJUIZO SIM !

Por incrível que pareça, hoje temos um prejuizo maior do que tinhamos com vírus na década de 90, quandos os virus estavam na moda e não era tão difícil para desenvolver, mesmo assim, era raro conhecer alguem que tinha efetivamente perdido algo com vírus de computador, porém hoje, praticamente todos perdem muito tempo apagando mensagens indesejaveis no email, sim ! o inimigo hoje são os SPAMMERS (espalhadores de email não pedidos), e eles são piores que vírus de computador

 

perder tempo apagando email

 

AntiVirus podem resolver em parte

Os AntiVirus já perceberam que o problema maior está em ataques hackers e spam, eles oferecem recurso para analisar páginas, emails e podem resolver em parte seu problema, mesmo porque eles não robôs e não tem percepção humana para separar mensagens uteis de nocivas ou de propagandas.

 

SPAM, nosso novo inimigo

 

Efeito Colateral

Um dos grandes problemas do spam, e este problema passa bem desapercebido, são os “falsos negativos“, frequentemente o sistema de email envia email bom, aquele que estavamos esperando a um tempão, para caixa de SPAM, ou seja, passamos um bom tempo limpando a caixa de entrada oficial do email de porcaria,e  quando chega algo útil, ele vai parar na caixa de spam ! absurdo ! mas acontece em todo sistema de email (hotmail, yahoo,bol,etc), e isto é bem irritante ! o que torna tudo um colapso de informação.

Isto tudo é um problema sério, e abre brecha para uma nova ideia de como enviar e receber email na internet.