-->

Antivírus está bloqueando informações Úteis

Saber diferenciar “mocinhos” de “bandidos” sempre foi um dos maiores desafios para o setor de segurança (e de qualquer setor), seja de segurança física, daqueles tipos encorpados tipo “Leão de chácara” ou a segurança digital dos Antivírus para computador, FireWall.

 

Deixar passar ou segurar ?

O problema é o seguinte: Se dexar a segurança muito rígida, periga ele bloquear coisas boas pensando que é nocivo ! as vezes um sujeito com cara de “mau”, nem sempre é, na verdade a aparência sempre engana ! da mesma forma, as vezes um AntiVirus bloqueia informações úteis, que faz o usuário leigo arrancar os cabelos, nervoso,  sem entender o que acontece ! alguns antivírus simplesmente bloqueia de forma tão segura e certo do que esta fazendo, que nem sequer avisa, ele bloqueia, manda para quarentena e pronto ! aquela planilha que a pessoa espera anciosamente, o AntiVirus trata como vírus, e envia para quarentena… então o usuário tenta fazer downlaod muitas vezes sem entender porque o arquivo afinal “desaparece no ar” ….

 

Usabilidade

Um dos motivos pelo qual muita gente não usa antivirus é:

  • “come” muita memória do PC, e também pega para si os valiosos Ciclos da CPU (velocidade)
  • Detecta programas úteis como se fosse vírus, faz um análise muito rigorosa
  • Usabilidade: Clareza para saber como usar o AntiVírus

É irritante ! quando finalmente descobrimos que o AntIVirus esta tratando como se fosse vírus, aquele documento importantissimo que recebemos pelo email e tentamos baixar no PC sem sucesso ! e daí quando entramos na opções do AntIvirus para saber “onde afinal ele armazena os aruivos em quarenta“, para poder resgatar o documeno que ele desviou para lá, e ficamos tempos tentando entender o produto, o AntIVirus deveria diminuir a dor de cabeça, acaba afinal se tornsndo ele mesmo uma dor de cabeça ! por dar muito “falsos positivos” que é o fenômeno irritante de tratar arquivos bons como se fossem vírus ou trojans… e é por isto que muita gente mesmo, sequer tem antivirus intalado no PC, a dor de cabeça que ele proporciona, e o roubo de performance faz o usuário correr o risco de pegar vírus ou ter o PC invadido.

 

Nós não estamos mais nos anos 90, quando o programador decidia tudo no software, e  deenvolvia um produto díficil de entender como funciona, não complexo ! mas com menus bagunçados e confusos, hoje em dia os produtos que mais agradam são aqueles que são fáceis de entender, fácil de configurar e achar as coisas.

 

AntiVírus Fácil de entender

É fácil achar site com o famoso título: “TOP 10 dos AntiVírus”, existe milhares de artigo assim na internet, e uma maioria deles é mais comercial que sincero ! Hoje sem dúvida os AntiVirus mais amigáveis é o AVG AntIvirus eo Avast AntIVirus, são fáceis de entender… sem obrigar o usuário perder metade do dia tentando char “aquela opção….”

 

O Kasperky AntIVirus já foi muito confuso, mas eles estão a cada ano melhorandoa interface, a 10 anos atráz a tela do Kaspersky lembrava muito um painel de Avião, por isto muita geente preferia não instalar nenhum AntiVirus para não ter dor de cabeça com ele

 

O usuário Leigo é quem mais sofre com AntIVirus

O usuário muito leigo, que nem sequer sabe onde esta o ícone, e nem sabe que ele pode ser confiurado para desabilitar o modo “RunTime Analise“, um processo que verifica arquivos automáticamente ( em modo real ), muitos usuários sequer sabem que isto pode ser desabilitato… e ja ví muita gente , não sabendo porque arquivos úteis somem, pedir para um técnicao “formatar o Windows” para resolver o problema… e é claro … os técnicos gostam muito disto, porque não tem dor de cabaça para descobrir causas de falha do AntiVírus, e ainda vai poder cobrar pelo serviço, a formatação do Windows costuma resolver … e por mais absurdo que seja, muita gente fez, faz e fará isto …

 

Mocinho ou Bandido ?

Um dos itens mais importantes do AntiVirus é ser CLARO ! onde configura sua rigidez,  se é o antivírus que está bloqueando informações úteis, o usuário deveria em menos de 1 minuto, ir nas opções do produto e desabilitar, ou avisar que o arquivo tratado como vírus NÂO É  vírus afinal !

E este é um dos motivos pelo qual o Avast AntiVirus é o preferido no Brasil no momento ! mesmo não sendo o mais eficiente no momento.

 

Downloads para os produtos Mencionados

  1. Baixar Avast AntiVírus 
  2. Baixar AVG AntiVírus
  3. Baixar Kasperksy AntIVírus
  4. Baixar McAfee AntiVírus