-->

Plugin bancário do Santander, pesa no PC

Opção ruim para os usuários do Internet Banking do banco Santander, pesa bastante no PC, não só gastando ciclos da CPU mas também “comendo” memória, o “Rapport” (rapportsetup.exe)  desenvolvido pela IBM faz bem mais que os outros plugins, atuando como uma espéie de segundo firewall de sistema.

Contrastando com o site do Santander que de longe sempre foi o mais simples para entrar no Internet Banking, exigindo apenas  CPF e Senha … o Plugin da IBM que eles estão usando para o Internet Banking conseguiu ser mais desagradável que o problemático plugin bancário da Caixa Econômica Federal ….

Plugin bancario do santander fabricado pela IBM

Plugin bancário do Santander tem mais recursos, mas pesa demais e aparece muito no sistema.

Instalação

A instalação foi demorada, isto foi preocupante …. quando estamos instalando um programa que não vai ser para nada a não ser usar o Intenret Bankin ALGUMAS VEZES ! queremos que ele seja pequeno, para não roubar o processamento do PC, a instalação foi assutadoramente demorada.

O Simbolo da IBM na instalação sempre traz mais segurança, todos confiamso na antiga IBM não é verdade ?

SÓ QUE NÂO ! ele pesa no PC, a máquia fica perceptivelmente mais lenta e a Internet também ….

 

UM PLUGIN BANCÁRIO PRECISA INCORPORAR AO PC DE FORMA QUASE TRANSPARENTE, PORQUE É UM RECURSO QUE VAMOS USAR RARAMENTE …

Como este programa é recente, não sabemos se vai trazer outros problemas para o sistema.

Plugin bancario Santander rapport

A quantidade de memória que  o Plugin bancário do Santander rouba é assustadoramente grande,ele consome mais ciclo da cpu e mais memória no kernel, já que roda em nível anexo ao sistema.

Plugin bancario do bradesco

Já  o plugin bancário do Internet Banking Bradesco, produzido pela Scoput é bem menor, e praticamente i,perceptivel no sistema.

O Plugin bancário do BRADESCO ainda é o melhor

O plugin bancário do Bradesco produzido pela Scopus Tecnologia ainda é o melhor, o mais pequeno e o que rouba menos processamento do PC, e isto é uma provocação para o banco Santander e a Caixa Econômica Federal, eles precsia entender que não pode empurrar qualquer coisa para seus usuáriso usarem no PC.

Extensão de Navegador / Plugin de Navegador

Outro ponto preocupante é que ele também isntala uma extensão no navegador internet ( ou plugin no navegador), além de ficar rodando na memória do Windows, ele TAMBÉM tem um módulo rodando no navegador internet, não né ? pára com isto gente ! para que tanta segurança ? vamos ser honestos, este é o tipo de coisa que pesa muito para o usuário honesto e é uma barreira ridícula para o hacker ! é como dar 3 vontas na chave na porta de casa, não importa quantas voltas você dê na sua fechadura, o ladrão vai entrar com um ponta-pé ! é um recurso desnecessário, parem com isto Santander !

Plugin bancário para google Chrome

 

Recursos que só o Plugin Bancário Santander Tem

Um recurso interessante ( talvez exista mais ) que este pesado plugin possui, é a impossibilidade de Print Screen (gravar a tela) quando estamos no site do Banco Santander, o Plugin vai bloquear a gravação de tela e perguntar se queremos confirmar, isto aontece para impedir que hackers possa ter instalado um programa que grava a imagem quando vamos digitar cpf e senha, é uma segurança extra …

Plugin Bancário bloqueia Pint Screen

 

Então vamos notando porque este plugin deixa as cosias bem lentas no PC, ele atua como um FireWall Extra …

 

O risco de um plugin muito pesado

Imaginando que todos os bancos, pelo menos os principais como Bradesco, Itau, Santander, Caixa, Branco do Brasil usarem este tipo de plugin, e se você for correntista de 2 ou 3 deles, imagine 2 ou 3 plugins deste tipo rodando no seu PC ? impraticável não é mesmo ? também é um pouco irracional ter um PC reservado só para usar o Internet Banking, este nível pesado de segurança pode fazer o usuário preferir ir até a agência, que instalar um plugin e deiar seu PC mais lento.

A guera do Firewall

Já existe um firewall no Windows, se temos um Antivirus, ele também terá um firewall, então quando usamos um plugin bancário que atua como firewall, teremos um terceiro nível de filtro, impraticável ! teremos mais programas filtrando coisas que o programa que precisamos usar no dia a dia, sem dúvida este tipo de coisa é insano.

 

Plugin bancário do Santander não é o santo-graal da segurança bancária, é possivel melhorar isto, e quandos se diz “não é grande coisa”, se esta querendo dizer que não é necessario um tamanho tão grande para o que ele se propôe ! o usuário está “pagando” caro perdendo performance de seu PC para tornar o Internet Banking mais seguro.

Então vamos esperar que eles tomem atitude sobre esta questão, não podemos ter um computador interiro só para fazer acesso bancário, o PC sempre é usado para outras funções.

Para quem esta acostumado com plugins problemáticos para acessar Internet Bankin, pode adotar o recurso de usar uma máquia virtual, “um windows rodando dentro do windows”, e nesta máquia virtual instalar um novo Windows, aí então rodamos o segundo Windows onde acessamos o Internet Banking com seus flamigerados plugins pesados, quando terminamos, basta fechar este segundo Windows e voltar ao sistema original sem plugins.